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Autor: Luiz
Como vender mais no Mercado Livre - Atualizado 2023

O Mercado Livre é reconhecido como uma das principais opções para compras e vendas online em toda a América Latina. Neste artigo, vamos explorar em detalhes como comercializar produtos no Mercado Livre, incluindo todos os aspectos envolvidos nesse canal de vendas pela internet.

Mesmo se você ainda não teve experiência em comprar ou vender na plataforma, é possível que já tenha ouvido falar deste grande marketplace que oferece uma ampla variedade de produtos e serviços.

Se você está interessado em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto e deseja realizar sua primeira venda no Mercado Livre para impulsionar suas vendas digitais, não deixe de conferir nosso guia completo!

 

O que é o Mercado Livre?

 

O Mercado Livre é um marketplace, um site de comércio eletrônico que funciona como um shopping virtual onde milhares de vendedores podem listar seus produtos para que os compradores os adquiram.

Inicialmente, o Mercado Livre era frequentado por vendedores individuais ou esporádicos - pessoas que queriam vender coisas que já não usavam, algo semelhante a um classificado online.

No entanto, atualmente, o site é lar de profissionais especializados, pequenas lojas e grandes marcas que optaram por exibir seus produtos nessa grande vitrine virtual. Isso resultou em um aumento significativo na qualidade dos vendedores, o que, por sua vez, criou uma concorrência mais acirrada em relação aos compradores.

 

Como funciona o Mercado Livre?

 

Com o objetivo de facilitar o entendimento, o Mercado Livre opera de maneira bastante clara e simples. Os comerciantes que desejam vender seus produtos ou serviços na plataforma cadastram suas ofertas e, em um curto período, um anúncio é gerado.

Os anúncios são exibidos para os consumidores que realizam buscas por termos relacionados. Esse procedimento assemelha-se bastante ao realizado pelo Google, entretanto, a diferença está no fato de que os resultados apresentados são direcionados exclusivamente para os itens ofertados pelos vendedores.

 

Principais dicas para vender no Mercado Livre

 

  1. Gere confiança ao seu cliente

Imagine-se na posição de um cliente que está navegando em uma página do Mercado Livre e se depara com uma descrição de produto que contém apenas duas linhas. A foto não apresenta detalhes suficientes e, como resultado, a sensação que fica é de que algo está faltando na página.

Pequenas ações são responsáveis por gerar confiança. Em geral, elas incluem:

 

  • Título do anúncio;

  • Quantidade e qualidade das imagens;

  • Descrição detalhada do produto;

  • Tabela de medidas (se aplicável);

  • Perguntas frequentes (FAQ) com respostas para as dúvidas mais comuns.

  • Lembre-se de que, quanto mais informações estiverem disponíveis para o cliente de forma clara e direta, maior será a probabilidade de que ele se sinta confiante para realizar a compra.

A melhor maneira de aprender como vender no Mercado Livre é reduzir ao máximo qualquer ruído na comunicação ou obstáculo que possa prolongar o processo de compra.

 

  1. Faça bons anúncios

A confiança é um fator crucial para o sucesso de qualquer venda, e é conquistada através de uma página e perfil bem estruturados.

No que diz respeito às imagens, é fundamental que elas mostrem o produto com todos os detalhes relevantes para o comprador. Se, por exemplo, a cor do item for um aspecto importante na decisão de compra, é recomendável tirar a foto durante o dia e com iluminação natural para que a imagem seja fiel ao produto real. Em geral, uma boa experiência de visualização aumenta as chances de venda.

Além disso, é importante oferecer pelo menos dois ou três ângulos diferentes do produto para reduzir as chances de o cliente se decepcionar ao receber o pedido.

Ao escrever a descrição do produto, coloque-se no lugar do cliente e pergunte a si mesmo quais informações seriam necessárias para se sentir seguro ao fazer a compra. Não tenha medo de fazer uma descrição detalhada que responda às principais objeções do cliente, pois isso ajudará a aumentar a confiança na compra.

 

  1. Ofereça Frete Grátis

 Existem pequenas estratégias que podem ser adotadas para aumentar o interesse do cliente e levá-lo a realizar a compra. Uma das táticas mais conhecidas é utilizar preços terminados em 99 centavos, em vez de arredondar o valor. Por exemplo, R$ 39,90 ao invés de R$ 40,00.

Outra estratégia que pode agregar valor é oferecer frete grátis, o que é considerado um dos principais motivadores de compra no e-commerce. Em uma situação onde o preço do produto é similar ao dos concorrentes, oferecer frete grátis pode ser uma vantagem competitiva que influencia a decisão de compra do cliente.

Mesmo que o seu produto seja mais caro do que o dos concorrentes, a isenção do frete pode ser um diferencial que desperta o interesse do cliente e o leva a realizar a compra. Anúncios com a oferta de frete grátis costumam chamar mais atenção e gerar curiosidade em potenciais compradores.

 

  1. Invista em mídia paga

Uma maneira de atrair clientes é através do investimento em publicidade paga. Atualmente, existem plataformas como o Google Ads ou o Facebook Ads que são capazes de impulsionar anúncios de qualquer segmento.

Geralmente, é possível começar com pouco investimento. Se você preferir, pode anunciar diretamente pelo Mercado Livre usando o Product Ads, que é uma forma de destacar os anúncios nas páginas de busca.

Os vendedores que compram um espaço recebem um selo "Patrocinado", geralmente localizado em locais privilegiados da página, o que aumenta as chances de o cliente visualizar e se interessar.

 

  1. Capriche no pós-venda

O período após a finalização da compra é crucial. Essa etapa pode ser uma grande oportunidade para fisgar clientes para, assim, aumentar a fidelização e as indicações.

Para isso, é possível oferecer um cupom de desconto para futuras compras, o que é especialmente válido para produtos de curta duração que geram necessidade de reposição. No entanto, se você vende itens como celulares, que não são substituídos com frequência, pode investir em ações que visam o relacionamento pós-venda, como enviar e-mails perguntando sobre a experiência do cliente e oferecendo produtos complementares, como capinhas e carregadores.

Essas ações são capazes de aumentar o ciclo de relacionamento com clientes que, de outra forma, não voltariam à sua loja para novas compras.


 

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